Olá pessoal se você é como eu, louco por quindins fresquinhos e deliciosos, não pode perder a minha dica de hoje.
Aprenda agora uma receita divina de Quindim e os segredos para que o seu Quindim não tenha odor de ovo cru, por que ninguém merece!
Bem para te deixar ainda mais tendenciosos a experimentar essa receita saiba que com ela você vai preparar Quindins amarelinhos, cremosos, sem odor de ovos cru e em 30 minutos.
Arrede as cadeiras da mesa e comece agora a preparar a sua receita
O Quindim é um doce mineiro, sua origem se deu em Portugal, nos conventos, neste país as freiras detinham os segredos da doçaria que hoje se tornara uma das mais reconhecidas do mundo. Com a colonização do nosso país pelos portugueses, muitas heranças foram deixadas em cada região do nosso Brasil e em minas gerais os segredos de uma doçaria única com influencias destes colonizadores. O Quindim é um dos maiores exemplos desta mistura deliciosa, esta receita é típica brasileira, em Portugal os Quindins também são um grande sucesso, mais alguns ingredientes, além de proporções dos mesmos, diferem o doce de nossos colonizadores e o mineiro apresentado a vocês hoje.
Ingredientes:
· 400g de Gema (aproximadamente 20 gemas)
· 500g de Açúcar refinado
· 350ml de Leite integral
· 150g de Coco Ralado (pode ser seco ou fresco)
· 100g de Manteiga sem sal derretida e fria
Para preparar as forminhas:
Manteiga sem sal para untar
Açúcar refinado para polvilhar
Passos
1º Derreter a manteiga e reservar.
2º Misturar o leite e as gemas, peneirar.
3º Acrescentar o açúcar, o coco e a manteiga derretida já fria.
4º Misturar até que fique homogêneo
5º Despejar nas formas para quindim untadas e polvilhadas com açúcar refinado.
6º Levar ao forno pré- aquecido a 180ºC, em banho Maria por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.
ü
O segredo para que o Quindim não fique com odor de ovo cru é misturar as gemas com o leite com o auxílio de um fouet ou um garfo. Passar esta mistura por uma peneirar, mas tomando o cuidado de não raspar com a colher. Depois é só acrescentar os demais ingredientes, misturar e colocar nas forminhas. Não é necessário tirar as películas das gemas antes de mistura-las ao leite, as mesmas ficarão retidas na peneira.
ü As forminhas que receberão o quindim devem estar bem untadas com manteiga e cheias de açúcar para que forme uma calda em cima do quindim, quando ele estiver no forno, isso ajuda a manter o brilho do doce e a conserva-lo por mais tempo. O ideal é depois de untar bem as forminhas enche-las de açúcar e virar de cabeça para baixo dentro de um pote, assim toda a superfície ficará preenchida com o açúcar.
ü Para desenformar o quindim sem que ele quebre, o ideal é que o mesmo esteja ainda morno, mais é claro em uma temperatura que consiga segurar a forminha. Coloque a mão sobre a forminhas e gire para que o doce rode, vire a forminha de cabeça para baixo e balance para que o doce caia na palma da sua mão. Coloque no prato e leve para gelar. Para conseguir desenformar sem problemas o seu quindim, é importante que se a forminha utilizada tenha furo no meio, o mesmo seja totalmente coberto, deixando assim o doce mais firme e evitando que se quebre ao desenformar.
ü Você pode gelar os quindins antes de desenformar se preferir, está inclusive é uma boa opção quando pretende se guardar os quindins por mais dias, mantê-los na forma evita que ressequem e com isso eles vão durar mais tempo com o mesmo aspecto e sabor. Na hora de desenformar, será necessário aquecer um pouco de água em um tabuleiro e passar o fundo das forminhas, para que a manteiga usada para untar que agora está gelada, possa novamente derreter e o doce desprender da forminha.
Quero um pedaço !!!
Abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário